quarta-feira, 13 de junho de 2007

Gustavo Kuerten = Brésil


O ultimo domingo foi bem especial para os franceses: eleições legislativas e Roland Garos. Os eleitores sairam de casa antes ou depois do duelo entre o espanhol Nadal (o vencedor) e o suiço Federer. A partida, muito bem disputada, era intercalada pela publicidade e o tempo normal do jogo e sempre, sempre mesmo, vinha a pergunta dos apresentadores da transmissão, algo do tipo "quem pode descobrir qual a GRANDE surpresa da final do campeonato?" (além do campeão, rs)... e para a minha surpresa o presente para os franceses era o brasileiro Gustavo Kuerten, ou simplesmente, KUERTEN, como eles o chamam aqui.

O Guga foi a celebridade escolhida para dar o troféu ao campeão de Roland Garos 2007. E entre as melhores imagens dos ultimos vinte anos de torneio, o desenho de um coração feito na quadra pelo jogador (ele desenha e deita dentro do coração) foi escolhido como uma das mais mais marcantes.

Tive uma sensação muito leve e feliz de ser brasileira por causa do Guga... Num francês muito ruim (rs) mas com muita simpatia, ele foi entrevistado no centro da quadra ao lado do campeão e disse que da proxima vez que estiver em Roland Garos sera de short, camiseta e tênis e não de terno... Na sala de casa, com minha "familia francesa" todos me perguntavam por onde andava o Guga, falavam o quanto gostam do Kuerten e que era lamentavel que ele não estivesse participando do campeonato, tivemos uma tarde sobre "pratica-se outros esportes no Brasil"... me senti, pela primeira vez, saindo do clichê futebol, e foi bom! Nada contra o Dunga e cia. mas foi super classe ter um tri-campeão em Paris!