segunda-feira, 17 de setembro de 2007

"Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Piqueno!"

Triste contastação: a tv francesa não mostra muita coisa do Brasil além do crime organizado e da vida miseravel nas favelas. Ontem eu quase fui convencida por dois canais de televisão que, de norte a sul do pais, a gente vive como no filme do Fernando Meirelles, Cidade de Deus. Duas reportagens "especiais" mostravam a "realidade" do nosso pais.
Longe de mim pensar que o Brasil é um paraiso mas, um pais com 190 milhões de habitantes cujo territorio é quinze vezes maior que a França e onde existe, sob todos os aspectos, uma diversidade gigantesca é uma ignorância, pra não dizer coisa pior, apresentar que nosso cotidiano se resume a um menino de onze anos armado até os dentes.

Não vou entrar no mérito da violência e de todas as mazelas do Brasil. Meu emputecimento é com o produtor/ pauteiro carniceiro que acha (e "de achar" morreu o burro) que o mais legal da tv, e o que "rende", é a desgraça alheia. Tudo bem denunciar uma coisa abominavel, a gente não pode mascarar esse escândalo mas, fazer disso a unica pauta sobre o Brasil e "o" momento de entretenimento do domingo é demais... num dia é trafico no Rio, no outro foi a vida das prostitutas do Rio (por isso que as pessoas pensam que a capital do pais é o Rio de Janeiro, quando não dizem Buenos Aires...), noutro dia foi o bordel em que se encontra a Amazônia, mesmo na visita do Papa Bento XVI as reportagens se resumiam a "como as pessoas não tinham mais esperança diante da vida miseravel nas favelas do Rio". Paciência tem limite, né minha gente?! Dadinho é o caralho... existem centenas de outras coisas pra se falar do Brasil.