Minha bunda, q ja não era essas coisas de popozuda, ta quadrada. Explico: 3 meses de férias, ou como eles chamam aqui "grandes vacances" e o resultado é viagem! Passo tanto tempo nos trens ou no carro q as vezes fico até perdida!
Pra aproveitar o tempo livre e pra quem não tem muita grana, como eu, o negocio é a boa e velha pechincha ( seria com "x"?!). Engana-se quem pensa que o tranporte aqui é barato e basta ta na Europa pra conhecer todos os paises em uma semana. Na França, especialmente, o trem (TGV, Ter...) é muito caro. De Perpignan a Paris, por exemplo, pode-se encontrar bilhtes por 100 euros ou mais. O segredo é procurar os caminhos pros descontos! Comprar as passagens pela internet e com antecedência sempre é uma boa opção, comprar trechos com troca de trem pode ser mais barato que comprar um trajeto direto, além disso têm as carteiras de desconto: crianças e idosos, menores de 26 anos, etc, etc...
Quando o trem ta "tirando o couro" outra opção é o bom e NOVO ônibus. Daqui até Praga (Republica Tcheca), longe pra dédeu, o ticket sai por 60 euros. Não pense nas estradas do Brasil, aqui paga-se um pedagio caro mas o serviço é de tirar o chapéu. Parar num banheiro na beira de uma "route" francesa é quase como fazer xixi em casa.
Mas o paraiso das viagens baratas chama-se "Ryanair" (Da uma olhada no link à direita). A companhia aérea vende passagens de até um euro. Tudo pela internet, uma maravilha. Os aeroportos, as vezes, não são la essas coisas, mas vale a pena. Tem um limite de bagagem e as taxas acabam fazendo a diferença na hora do preço, mas, mesmo assim, é barato!
Por isso que tô aproveitando bem as minhas "grandes férias"! Sem um grande orçamento mas com a mesma grande vontade de ver o mundo!