sábado, 5 de maio de 2007

Discriminação Positiva?!


Sabe aquela historia que determinadas coisas são iguais e "so mudam de endereço"?! Pois sim... com a politica é a mesma coisa! Mesmo que seja na França. Amanha tem segundo turno ( eleição presidencial) e num debate de mais de duas horas na ultima semana os temas foram: saude, educação, emprego, impostos... sim, os nossos problemas são iguais aos deles, guardadas as devidas proporções.

Os franceses são alucinados pelo debate. Adoram uma conversa profunda (num importa se o papo é sobre um guardanapo) e embora as vezes isso me deixe cansada, é inevitavel reconhecer o valor do envolvimento com as questões sociais, nisso não somos semelhantes...


Aqui votar não é obrigatorio, eles podem fazê-lo no lugar de outro por procuração mas curiosamente não declaram seu candidato na roda de amigos. Além disso, recusaram a urna eletrônica por achar "inseguro".

Pq me interessa o assunto?! Dentre outros motivos, a partir de segunda-feira vou poder vizualizar se vai ser tranquilo ou não optar por permanecer aqui, ja que existe, para alguns, um sentimento "mal resolvido" com estrangeiros e o canditado d direita, Sarkozy (aqueles q chamou jovens de origem arabe de delinqüentes e defente a "discriminação positiva"...), ta em primeiro lugar nas pesquisas.

Mais que poder andar, sem receios, pelas ruas de Paris ou Perpignan me interessa viver e ver o pais da "Igualdade - Liberdade - Fraternidade" sem defender a "discriminação positiva". Não quero me sentir uma estrangeira num mundo que é meu...